114 feridos em Nampula
114 feridos e um “número não determinado” de menores violadas sexualmente em Nampula é o rescaldo feito pelas autoridades como consequência directa das celebrações do aniversário da chamada “capital do Norte” e terceira maior cidade de Moçambique.
Este balanço que se pode considerar de oficial e provavelmente pecando por defeito foi compilado na base de dados fornecidos pelos Serviços de Urgência do Hospital Central de Nampula (HCN).
Efectivamente, o HCN atendeu durante a celebração dos 65 anos de elevação da capital provincial à categoria de cidade, 87 pacientes vítimas de acidentes de viação e outros 49 por agressões físicas, para além de um número não determinado de menores violadas sexualmente.
Estes dados foram revelados esta terça-feira, pela pediatra e porta-voz do hospital, Dalva Cossa, durante o balanço das festividades de Nampula, capital da província nortenha moçambicana com o mesmo nome.
Segundo Cossa, dada a gravidade dos ferimentos causados por acidentes de viação, um total de 15 doentes ficou internado.
Cossa destacou que a agitação verificou-se mais na tarde e noite do dia anterior à celebração da data, período em que registou-se demanda dos doentes, que procuraram os serviços sanitários naquele hospital, como consequência da ocorrência de vários casos de acidentes de viação e algumas situações de agressões físicas interpessoal.
“Era de esperar que acontecessem essas situações. Porém, felizmente a equipa do Banco de Socorros do Hospital Central de Nampula esteve pronta para atender, tendo em conta a experiência vivida em outras celebrações do dia da cidade”, referiu a fonte.
A cidade de Nampula, o terceiro maior centro urbano do país, foi elevada à esta categoria no dia 22 de Agosto de 1956. (114 feridos)
Redactor