12ª língua oficial da RAS
12ª língua oficial é o estatuto que será atribuída à linguagem de sinais que em breve deverá ser ractficada pelo Parlamento da vizinha república da África do Sul.
Ao que o Redactor apurou em Pretória, já está tudo a postos para se adicionar a linguagem de sinais como adicionar a língua de sinais como a 12ª língua oficial.
As autoridades abriram espaço para que nos próximos trinta dias quem quiser que apresente os seus argumentos a favor ou contra a intenção.
Esta é tida como uma vitória para a comunidade de surdos na África do Sul, estimada em perto de quatro milhões de pessoas.
Este grupo tem se queixado de ser marginalizado, no acesso à informação e serviços, apesar de a língua de sinais ser mencionada na Constituição sul-africana.
Os responsáveis da comunidade de surdos advogam que tornar oficial a língua de sinais vai possibilitar que o mundo se abra cada vez mais para estes quatro milhões de indivíduos.
“Estamos muito felizes por nosso idioma estar a receber o mesmo reconhecimento que outros idiomas. Muitos surdos e cegos só podem se comunicar por meio de sinais, porque é a única linguagem que usam para sentir, tocar e obter informações”, disse Philip Dobson, director nacional da Deafblind da África do Sul, em declarações à pública Corporação de Rádio Difusão da África do Sul (SABC, sigla em Inglês).
O projecto de Lei ainda deve ser aprovado pelo Parlamento sul-africano, por forma a que seja emendado o capitulo constitucional que trata das línguas.
Actualmente são línguas oficiais da África do Sul o Inglês, Africâner, Xhosa, Zulu, Sesotho, Tswana, Sepedi, Tsonga, Venda, Siswati e Ndebele.
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul
Olá!
Clique o link e divirta-se!