17 de Outubro: Zuma
17 de Outubro é a nova data fixada pelo Tribunal Superior de Pietemaritzburg de KwaZulu-Natal para o prosseguimento nominal do julgamento do caso de corrupção que envolve o antigo presidente sul-africano, o octogenário Jacob Gedleyihlekisa Zuma.
O caso esteve esta manhã em apreciação no Tribunal Superior de Pietemaritzburg, apenas para avaliar se Zuma esgotou ou não todos os recursos, na sua tentativa de retirar do processo o procurado Bill Downer.
Constatou-se que o Tribunal Constitucional ainda não se pronunciou sobre o recurso apresentado pela equipa jurídica de Zuma, em meados de Junho passado.
Recorde-se que em finais de Maio, o Supremo Tribunal de Apelação rejeitou o recurso de Zuma e o idoso político foi “bater à porta” do Tribunal Constitucional.
O juiz do caso, Piet Koen, disse que caso o “Constitucional” rejeite o pedido de Zuma, o julgamento, então, deve iniciar a sete de Novembro próximo.
Ou seja, a data de 17 de Outubro será apenas para, mais uma vez, avaliar se Zuma já esgotou todos os recursos a que tem direito por lei.
Esta segunda-feira Jacob Zuma nem se fez à sala de sessões, tal como havia avançado a sua fundação na semana passada.
Igualmente na sala de audiências não esteve empresa francesa Thales, também ré neste processo.
Jacob Zuma e acusado de vários crimes, entre eles, corrupção, fraude fiscal e extorsão num caso de remonta de 1999 quando era vice-presidente da África do Sul e do ANC.
RAULINA TAIMO, correspondente na África do Sul
Clique o link e divirta-se!