1º embaixador da Somália
Pela primeira vez na história, o governo da Somália tem, oficialmente, desde esta quarta-feira (13Jul), a contar com um embaixador em Moçambique, Jamal Mohamed Barrow.
A carta credencial foi recebida pelo estadista moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, numa cerimónia que coincidiu com actos idênticos dos representantes diplomáticos do Chipre e do Mali em Maputo, nomeadamente Yannis Lacovou e Mahamane Cisse.
Na ocasião, Nyusi mostrou-se satisfeito e desejou boas vindas, especialmente, ao primeiro embaixador da República da Somália, referindo que “saúdo a iniciativa do presidente somali, Assany Sheik Mohamad, de acreditar o primeiro embaxador daquele país para Maputo.”
Para o Chefe do Estado, essa iniciativa poderá promover intercâmbios nos mais variados domínios entre os dois países, para além de garantir uma comunicação mas fluída e aberta, uma vez a relação entre Moçambique e Somália remonta dos tempos da luta de libertação nacional.
Bachir Abdul, um cidadão somali residente em Mocambique há 18 anos afirma que a abertura de uma embaxada do seu país em Maputo vai facilitar a sua estadia, para além da tramitação de alguns documentos na chamada “Pérola do Índico”.
Moçambique alberga a maior colónia (diáspora) somali à escala mundial.