Comentário de Nyusi: Palma
Comentário de Nyusi sobre Palma – O tão reclamado e esperado comentário do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, em torno do assalto à vila de Palma por terroristas, na passada quarta-feira (24Mar2021) e que se saldou em “dezenas de mortos” e centenas de deslocados, poderá acontecer nesta quarta-feira.
Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) poderá aproveitar a sua primeira aparição em público desde o assalto a Palma para dizer da sua justiça sobre o assalto à vila de Palma depois de inaugurar uma infa-estrutura pública no Posto Administrativo da Ponta do Ouro, distrito de Matutuine, província de Maputo.
O chefe de Estado vai, nesta quarta-feira, dirigir à cerimónia de inauguração da Delegação Distrital do Instituto Nacional de Segurança Social, sob o lema “31 Anos Modernizando para Melhor Servir”, segundo uma fonte da Presidência da República.
O comentário de Filipe Nyusi sobre o assalto à vila de Palma, que albergava cerca de 110 mil pessoas, tem estado a ser reclamado dentro e fora de Moçambique em meios clássicos e nas redes sociais, por diversas entidades e dignitários.
“… o Presidente da República e Comandante-Chefe das FDS continua em silêncio, como se Palma fosse um pedaço de terra fora das fronteiras nacionais. Um ataque brutal que fez dezenas de vítimas humanas, forçou o deslocamento de milhares de pessoas e desestruturou muitas famílias, destruiu interesses empresariais que empregavam milhares de moçambicanos e voltou a adiar a realização de avultados investimentos aprovados para a bacia do Rovuma com potencial para a transformação estrutural da economia de Moçambique, não é suficiente para mobilizar o Presidente da República a fazer uma comunicação à Nação”, refere, por exemplo, o Centro de Democracia e Desenvolvimento (CDD), uma das mais activas organizações da sociedade civil moçambicana.
Esta organização enfatiza, mais adiante, que “vale lembrar que Filipe Nyusi já fez mais de 10 comunicações à Nação no âmbito da prevenção da pandemia da Covid-19. E para a semana voltará a falar à Nação sobre a Covid-19”.
Na sua deslocação nesta quarta-feira à região turística de Ponta do Ouro, junto à fronteira com a vizinha República da África do Sul, far-se-á acompanhar pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa; Secretária do Estado da Província de Maputo, Victória Dias Diogo; Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
A fonte da Presidência avisa que “devido às medidas de segurança face à prevenção da pandemia da Covid-19, o Gabinete de Imprensa da Presidência da República irá enviar aos órgãos de informação o material audiovisual do acto acima referido”.
Redactor