O que há de comum

O que há de comum entre Filipe Nyusi e João Lourenço, para além de ambos serem chefes de Estados de países que tem no Português como língua oficial?

Além de terem em comum o facto de terem, ambos, subido do Ministério da Defesa para a Presidência das respectivas repúblicas, o presidente moçambicano, Filipe Nyusi e o presidente João Lourenço partilham ligações à Privinvest.

“O Ministério da Defesa de Angola chegou a fazer um contrato de 495 milhões de euros para comprar barcos e capacidade de construção marítima à Privinvest, um contrato com aparentes notáveis semelhanças com a ProIndicus e MAM, as empresas que estão no centro do escândalo da dívida oculta de Moçambique”, escrevia o Observador em 2019, acrescentando que “a Simportex – uma empresa do Ministério da Defesa de Angola, e que entrou numa parceria com a Privinvest – assinou dois contratos significativos, no total de 122 milhões de euros, em 2015, com a Finmeccanica, agora chamada Leonardo S.p.A, para aquisições que a Privinvest poderia ter feito ela própria”, segundo documentos citados pela consultora EXX Africa.

O antigo vice-Presidente, Manuel Vicente, terá tido um “papel proeminente” nos acordos entre Angola e a Privinvest, já que terá apresentado o empresário Gabriele Volpi às autoridades moçambicanas, primeiro, e depois entre Jean Boustani e João Lourenço e a Privinvest.

“Estas ligações e os negócios feitos arriscam-se a minar o ímpeto muito popular e mediático contra a corrupção, podem também embaraçar os principais líderes políticos angolanos, e colocam riscos reputacionais para os investidores em Angola” escrevia o Observador.

A EXX Africa diz que João Lourenço, enquanto ministro da Defesa, visitou o projecto de Moçambique “enquanto a Privinvest, liderada por Boustani, tentava vender-lhe um pacote semelhante ao que tinha apresentado a Moçambique” e que em até 2015 foram firmados acordos com valores acima dos 115 milhões de euros para fornecimento de veículos de patrulha e equipamentos diversos. (O que há de comum)

Redactor com Valor Económico

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *