Criminalidade: Tendência
Criminalidade – A taxa de criminalidade em Moçambique desceu de 61 para 55 crimes por 100 mil habitantes, entre 2019 e 2020, de acordo com um novo boletim publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), consultado pelo Redactor.
Os dados baseiam-se em inquéritos mensais aos comandos provinciais de polícia e não reflectem os conflitos armados que assolam distritos do norte e centro do país.
Assim, o total de crimes registados desceu de 17.993 para 16.624, sendo a larga maioria participados na região de Maputo, de acordo com um link do INE consultado pelo jornal Redactor.
Maputo Cidade registou 35 crimes por cem mil habitantes, Maputo Província registou nove e a província de Gaza dois.
Em Cabo Delgado, Sofala e Manica, onde se registam conflitos armados, os comandos provinciais registaram menos de dois crimes por cada cem mil habitantes.
A percentagem de crimes esclarecidos foi de 86% face a 85% em 2019.
Os crimes contra a propriedade correspondem a 55% do total, seguindo-se os crimes contra as pessoas (30%) e os crimes contra a tranquilidade e ordem pública (9,3%), havendo ainda uma percentagem de 4,7% de outro tipo de ilícitos.
Os crimes contra a tranquilidade e ordem pública foram os únicos que subiram em 2020, de três para cinco por cada 100 mil habitantes, de acordo com os registos policiais.
Todos os outros desceram, levando à quebra global, e apesar de não fazer referência à pandemia, a quebra coincide com o ano em que a covid-19 implicou a aplicação de diversas restrições sociais para prevenção da doença respiratória.
Redactor