Medidas concretas

Medidas concretas e simultâneas – O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) defende a aplicação “concreta e simultânea” dos entendimentos consagrados no Acordo de Paz Definitiva para Moçambique, assinado pelo Governo moçambicano e a RENAMO, o principal partido da oposição.

Este apelo dos EUA surge numa altura em que se multiplicam queixas da RENAMO, alegando que o Governo se preocupa apenas com o desarmamento e desmobilização dos seus homens, mas falhando na atribuição dos subsídios prometidos e integração de parte dos desmobilizados nas Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas.

André Magibire, Secretário Geral da RENAMO, disse esta semana que pelos menos 998 desmobilizados não recebem os subsídios prometidos aquando do desarmamento e desmobilização.

O próprio presidente da RENAMO, Ossufo Momade, queixou-se, justamente no dia em que o Acordo de Paz Definitiva fazia dois anos, de que o Governo não está a honrar a parte que lhe toca neste documento, alertando para “os riscos dos atrasos na implementação do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) ”, ver Redactor N° 6128, págs. 1 e 2

“Os Estados Unidos saúdam a manutenção deste compromisso e instam ambos os lados a continuar a tomar medidas concretas e simultâneas para cumprir os seus respectivos compromissos de alcançar um oportuno e completo DDR [Desarmamento, Desmobilização e Reintegração] dos combatentes da RENAMO”, lê-se na declaração dos EUA. 

Este documento foi emitido pelo Governo norte-americano por ocasião da passagem do segundo aniversário dos Acordos de Paz em Moçambique, assinado em Maputo no passado dia 06 de Agosto de 2019.

“Felicitamos o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi e o Presidente da RENAMO, Ossufo Momade, pelos esforços envidados para a manutenção da paz em Moçambique e pelo progresso do processo de DDR”, refere a nota cuja cópia está na posse do jornal Redactor.

“Os Estados Unidos felicitam o Governo da República de Moçambique e a RENAMO, e continuam empenhados em trabalhar no âmbito do Grupo de Contacto Internacional de forma a fornecer o apoio necessário para alcançar uma paz duradoura”, apela o Governo de Washington. (Medidas concretas e simultâneas)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *