Terrorista matam três civis
Terrorista matam três civis – Pelo menos três pessoas foram mortas durante um ataque terrorista ocorrido na noite da sexta-feira da semana passada, na aldeia Nanjaba, a 16 quilómetros da sede do distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique.
“Uma das vítimas conheço, era um vizinho na minha machamba, também outras duas pessoas morreram, a situação agora está complicada”, disse um informante do jornal “Ikweli” na vila de Macomia.
De acordo com relatos, das três pessoas, duas morreram carbonizadas, sendo um deles um idoso e a outra foi atingida por tiro, quando tentava fugir.
O jornal acrescenta que os terroristas vieram do lado de Mucojo-sede, roubaram bens da população e algumas pessoas estão desaparecidas, acreditando-se que tenham sido raptadas.
Pouco mais de 20 palhotas da população, que basicamente vive da agricultura, foram, também incendiadas pelos atacantes.
A mesma fonte refere ainda que na aldeia V Congresso, durante a semana passada, terroristas que durante dois dias fustigaram a região mataram uma pessoa.
Estes incidentes acontecem numa altura em que alguns deslocados para zonas relativamente seguras em diversas partes tentam, por conta e risco próprios, retornar às zonas de origem, animados pelas notícias de sucessos logrados no campo de batalha pelas forças de defesa de segurança moçambicanas e tropas aliadas do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no obstante os apelos para se aguardar pelo regresso coordenado pelas autoridades.
A maioria dos que se arriscam a regressar por iniciativa própria alega sofrimento severo nos campos de acolhimento dos deslocados, fundamentalmente fome e péssimas condições de acomodação e sanitárias. (Terrorista matam três civis)
Redactor