EXEMPLO
EXEMPLO – Me sinto orgulhoso e prestigiado por ter crescido num ambiente em que o EXEMPLO era a melhor forma de educar e, consequentemente, granjear respeito e consideração, atitudes que, infelizmente, rareiam em muitos pais, encarregados, educadores, patrões e dirigentes.
Hoje, infelizmente, campeia a péssima máxima segundo a qual FAÇA O QUE EU DIGO/MANDO E NÃO O QUE EU FAÇO.
Infelizmente, é assim em muitos lares, empresas, igrejas, escolas, países e por aí fora. O EXEMPLO deixou de ser o farol para as famílias, organizações, comunidades, nações, etecetera, etecetera.
Hoje em dia é NORMAL encontrar um chefe de família, sentado na sua poltrona e com os pés sobre a mesinha do centro na sala, fumando, pregando para os filhos sobre os malefícios do tabaco e das boas maneiras de ser e estar.
Quis o destino que o Mundo fosse assolado pela covid-19, pandemia que veio deixar a nu as clamorosas diferenças desenvolvimentistas a nível mundial, a falta de solidariedade internacional e as boas condutas de muitos.
Entre muitas medidas, se aconselhou ao uso de máscaras cirúrgicas como uma das formas de evitar a doença. Muitos adoptaram a medida, apesar de, infelizmente, termos visto muitos (ir)responsáveis fazendo-o incorrectamente, e, daí alvos de chacota nesta sociedade hoje cada vez mais informada, atenta e crítica.
Depois do pânico generalizado, às pressas se criaram vacinas que, pelo tempo recorde em que tal aconteceu, não faltaram (des)informações em torno das mesmas, retraindo muitos para a sua toma.
Para dissipar receios, líderes no verdadeiro sentido se posicionaram, publicamente, na linha da frente para a toma da vacina, o que não sucede(u) com alguns (des)governantes, que se limitam a apelar aos seus (des)governados para se imunizarem, alimentando, desta forma, especulações em torno das vacinas e da sua (ir)responsabilidade.
Em palanques vociferam sobre a necessidade do uso correcto das máscaras e da inoculação, mas, EXEMPLO que é bom, tal como procedem nos censos e nas votações, patavina, infelizmente.
Acho que se devia decretar que quem usa mal a máscara e nunca foi visto a vacinar, devia ser proibido de falar sobre estes dois dos actos de enfrentamento à covid-19, porque estamos fartos de tagarelas que mandam e pautam por mau EXEMPLO!
A MINTHIRU IVULA VULA KUTLHULA MARITO! Os actos valem mais que as palavras! Digo/escrevo isto porque que ainda creio que, como em anteriores desafios, Moçambique triunfará e permanecerá, eternamente.
REFINALDO CHILENGUE
Este artigo intitulado “EXEMPLO” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 17 de Dezembro de 2021, na rubrica de opinião denominado TIKU 15
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência