Comboio da Vale atacado
Homens armados que as autoridades afirmam pertecerem à Renamo atacaram na madrugada de quinta-feira uma locomotiva pertencente a mineradora Vale Moçambique, provocando um ferido ligeiro a avultados danos materiais, no posto administrativo de Mutuali, distrito de Malema, na província setentrional de Nampula.
A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, em conferência de imprensa, pelo porta-voz da PRM no comando provincial de Nampula, Zacarias Nacute.
A fonte explicou que o ataque ocorreu cerca de 01h00 de quinta-feira e, além de causar danos na parte frontal da locomotiva, os estilhaços do vidro acabaram atingindo o maquinista que contraiu ligeiros ferimentos.
“O ataque incidiu sobre uma locomotiva que transportava carvão mineral pertencente a empresa mineradora Vale. No momento da sua incursão, os homens dispararam contra o vidro frontal da locomotiva. Os estilhaços atingiram e feriram ligeiramente o maquinista”, explicou Nacute.
Segundo a fonte, os homens armados da Renamo ainda tentaram, sem sucesso, incendiar a locomotiva.
Este é o segundo ataque protagonizado pelos homens armados da Renamo ao longo da semana corrente, tendo o primeiro sido reportado na segunda-feira, na localidade de Mecua, posto administrativo de Corrane, distrito de Meconta.