iCreate recomenda-se
iCreate – Numa altura em que decorrem, até ao dia 27 do corrente mês, as inscrições gratuitas para a próxima edição do #iCreate, empreendedoras que participaram na última edição do programa de apoio ao empreendedorismo feminino, destacam a importância do #iCreate no desempenho e crescimento do seu negócio.
O #iCreate visa reforçar a capacidade das Pequenas e Médias Empresas (PME), já estabelecidas no mercado e com elevado potencial de crescimento, de forma a torná-las mais competitivas e sustentáveis a longo prazo. Para além da formação, a iniciativa inclui aconselhamento estratégico às empresas.
Para a representante da RHDC Villa Luísa Empreendimentos, Imelda Mafunhana, a implementação do módulo de liderança, que esteve inserido na última edição do #iCreate, promovido pelo Standard Bank, já está a surtir efeitos positivos no processo produtivo: “Anteriormente, tínhamos vários conceitos sobre como liderar e gerir a empresa, bem como a definição de prioridades. Agora operamos mudanças nestes aspectos, particularmente no que se refere à interação com os colegas, trabalho em equipa e o exercício de avaliação”, disse.
As ferramentas adquiridas durante a mentoria, particularmente sobre como fazer face aos desafios, conforme explicou Imelda Mafunhana, estão a ajudar na adaptação dos processos, de acordo com a nova realidade: “Antes da pandemia do coronavírus, dedicávamo-nos à realização de eventos sociais, agora surgiram eventos corporativos e tivemos que nos adaptar”, frisou.
Por sua vez, Mafalda Ferreira, representante das empresas AutoArt e Alumaq Tecnologia, considerou que o módulo liderança faz toda a diferença: “Fez-me perceber que tudo se trata de um processo de aprendizagem, sendo que o caminho a trilhar faz parte dessa dinâmica”, indicou.
Na sua opinião, “é sempre valioso ter sessões de networking, assim como obter ferramentas que nos possam socorrer sempre que precisarmos. Acho importante que a mulher empreendedora seja apoiada de modo a desenvolver o seu negócio e as suas capacidades de empreendedorismo”.
Já a co-fundadora da Nemala, Ana Carolina, sustentou que o #iCreate permitiu à sua empresa fazer uma avaliação sectorizada do mercado: “Fruto das ferramentas adquiridas no #iCreate sobre a estruturação, gestão e marketing, nós decidimos empreender mudanças e o negócio está a registar um crescimento”, enfatizou.
Numa parceria entre a Embaixada do Reino dos Países Baixos, Standard Bank e a ideiaLab como parceiro de implementação, a próxima edição do #iCreate terá lugar, entre os dias 12 de Abril e 1 de Julho, em formato virtual.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 27 de Março, a partir das redes sociais do Standard Bank.
Redactor