Katupa tomada pelas FDS
Katupa – As forças governamentais moçambicanas, com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), tomaram uma base dos insurgentes considerada “estratégica” no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, informou o próprio chefe de Estado de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.
“A base chama-se Katupa e foi um grupo das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique que a invadiu, tendo os outros parceiros feito um cordão de segurança”, declarou Filipe Nyusi, durante uma conferência de imprensa na noite de quinta-feira em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, onde o Presidente moçambicano realiza uma visita de trabalho.
A base Katupa, localizada numa mata densa do distrito de Macomia, albergava rebeldes que fugiram das operações militares que culminaram com a recuperação de Mocímboa da Praia em agosto do ano passado, segundo o chefe de Estado moçambicano.
“Eles tinham duas bases chamadas Sire 1 e 2 e as Forças Armadas de Defesa e Segurança ocuparam e destruíram essas bases todas, recuperando Mocímboa da Praia. Por esta razão, eles fugiram e se posicionaram nas matas de Macomia [na base Katupa]”, explicou Filipe Nyusi, acrescentando que as operações para destruição daquela base em Macomia começaram na semana de 25 de Junho.
“Os nossos jovens estão lá, apesar das dificuldades”, frisou o chefe de Estado, avançando que a base Katupa abriga alguns dos líderes dos rebeldes.
Filipe Nyusi reiterou que os novos ataques que têm sido realizados em pontos do Sul e Centro de Cabo Delgado são resultado do desespero dos rebeldes, que precisam agora de apoio logístico e alimentos face à pressão que está a ser exercida pelas forças moçambicanas, apoiadas pelo Ruanda e pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
“Eles estão a ser perseguidos e as nossas forças praticamente estão a especializar-se no terreno. É uma tropa de caça”, frisou Nyusi.
Redactor
Olá!
Clique o link e divirta-se!