Cerca de 50 mulheres
Cerca de 50 mulheres aspirantes a empreendedoras foram capacitadas pelo Standard Bank no âmbito do apoio ao empoderamento feminino por esta instituição financeira.
A iniciativa, denominada Ideate, visa o estímulo do empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios inovadores para a resolução de desafios, e é promovida em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) e a ideiaLab.
A capacitação, que decorreu em formato virtual, é considerada, pelas participantes, como uma das formas de ajudar os empreendedores, no geral, a vencer os desafios impostos pelo mercado.
“Foi uma escola para nós. O conhecimento é algo que ninguém nos pode tirar. O que nos resta, a partir de agora, é aplicá-lo no nosso dia-a-dia. Esperamos que o banco e os parceiros dêem continuidade a esta iniciativa. O País e as mulheres, em particular, precisam”, afirma Stela Marime.
Para Milagreth Marcos, também participante, uma das mais-valias do iDeate é o facto de terem aprendido a sistematizar as informações sobre o seu negócio, o que lhes permite apresentá-lo da forma convincente e persuasiva a potenciais parceiros, investidores e clientes: “Graças ao iDeate, já sei falar do meu produto, onde e como procurar clientes, entre outras coisas. Foram cinco dias de intenso aprendizado”.
Intervindo na cerimónia de encerramento, a representante do Standard Bank, Tanuja Viriato, explicou que o iDeate foi concebido para empoderar as mulheres, dotando-as de ferramentas essenciais à estruturação das suas ideias, tendo, por isso, instado às participantes a partilhar o que aprenderam durante a capacitação com as mulheres das suas comunidades, às quais devem, também, apoiar.
“Tenho a certeza de que já estão em condições de transformar os vossos sonhos em negócios, e, dessa forma, singrar no mercado. Hoje é, acima de tudo, o início de uma caminhada que vai transformar as vossas vidas, e que vai ter um impacto sustentável na sociedade”, referiu Tanuja Viriato.
Na ocasião, a representante da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), Sindy Karberg-Manuel, reiterou o apoio a esta e mais iniciativas ligadas ao empoderamento da mulher no País, especialmente na área económica.
“Estamos orgulhosos por contribuirmos para o fortalecimento das mulheres, bem como para a criação de um ecossistema mais equilibrado. O País e a economia precisam de um sistema mais justo, com mulheres empoderadas. A vida de um empreendedor é cheia de desafios e esperamos que, com esta capacitação, consigam enfrentá-los e vencê-los”, sublinhou.
Por seu turno, o representante da ideiaLab, Manuel Rego, realçou que a capacitação tem contribuído para o fortalecimento do empreendedorismo no país. “Acreditamos no poder do empreendedorismo, pois não se limita somente à criação de negócios. É uma forma de contribuir para a comunidade e a sociedade, através da identificação de problemas e criação de soluções. Hoje, por via do iDeate, levam ferramentas que vão implementar em todas as áreas das vossas vidas” realçou. (Cerca de 50 mulheres)
Redactor