Sandton poderá estar na mira de terroristas
Sandton, a mais importante cidadela financeira de África, situada na cidade sul-africana de Joanesburgo, poderá estar na mira de um grupo terrorista não especificado, de acordo com um alerta da embaixada dos Estados Unidos da América em Pretória.
A Presidência da República da África do Sul, através de Mondli Gungubele, que é Ministro na Presidência e responsável pela agência de segurança, diz que o Governo não recebeu nenhuma evidência, sobre tal possibilidade, mas garante que as agências de aplicação da lei estão a investigar o alerta.
A fonte disse ainda que o país está a fazer o devido acompanhamento, depois do alerta emitido pela embaixada norte-americana em Pretória sobre um possível ataque terrorista, em Sandton, no próximo fim-de-semana.
Uma nota da embaixada dos EUA em Pretória indica haver informações de que os terroristas planeiam um ataque, em local não especificado de Sandton.
Eis na íntegra o comunicado da embaixada dos Estados Unidos da América em Pretória emitido na tarde desta terça-feira (26 de Outubro): “O governo dos EUA recebeu informações de que terroristas podem estar a planear realizar um ataque visando grandes aglomerações de pessoas, em um local não especificado, na área de Sandton, em Joanesburgo, África do Sul, em 29 de Outubro de 2022.
Não há mais informações sobre o momento, método ou alvo do potencial.
A Embaixada dos EUA aconselha os seus funcionários a evitar aglomerações de pessoas e outras grandes reuniões públicas na área da grande Sandton, em Joanesburgo, durante de 29 a 30 de Outubro de 2022”.
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul