Polícia de Mpumalanga continua a buscar 10 fugitivos

A divisão dos Serviços de Polícia da África do Sul (SAPS, sigla em inglês) na província de Mpumalanga, continuam a perseguir 10 de um total de 12 fugitivos que escapuliram na noite do sábado de uma penitenciaria nesta região Noroeste sul-africana próxima de Moçambique.

Dos 12 evadidos, com idades que variam entre os 18 e 50 anos de idade, dois foram recapturados horas depois, quando se preparavam para atravessar para Moçambique, junto à fronteira do Lebombo (África do Sul) e Moamba (do lado moçambicano).

A avaliar pela lista dos fugitivos, partilhada pela SAPS nas várias plataformas digitais, nota-se claramente a existência de moçambicanos, mesmo com as grafias dos nomes corrompidas, a saber: Joseph Ubisi (35 anos), Josiah Ndlovu (30), Smanga Khoza (50), Ruben Macuacua (30), Amos Cossa (25), Ardemeto Madevu (18), Alsido Manique (24), Francisco Setoho (38), França Baloi (29) e Sergio Tembe (36).

Dada a perigosidade dos perseguidos, a SAPS deixa um apelo que não deixa margens para dúvidas: “não entrem em confronto com os fugitivos”.

Não há muitos pormenores sobre como estes presos fugiram, sabendo-se, apenas, que teriam entrado em confrontação com os policias, tendo um destes ficado ferido.

Na refrega com os agentes da polícia, os presos ainda se apoderaram de duas armas do tipo pistola e munições em quantidades não especificadas.

Os suspeitos foram presos por vários crimes, incluindo estupro, furto, roubo, sequestro, roubo com arma de fogo, posse de bens alheiros, incluindo de veículos.

Os que forem recapturados vão também responder por evasão.

A polícia em Mpumalanga diz que abriu uma investigação para apurar como os presos se evadiram e promete que os polícias suspeitos de envolvimento vão sofrer as consequências.

Em Outubro passado sete reclusos, na sua maioria zimbabweanos, fugiram de uma cadeia da provincial de Eastern Cape.

Um deles viria a ser recapturado após sofrer acidente, na provincial se Free State (Redactor N° 6430, pág.  6430, pág. 4)

Homem mata bebé de cinco meses

Num outro relato de eventos criminais a SAPS deu a conhecer que um homem de 38 anos de idade foi detido no domingo (06Nov2022) por ter assassinado um bebé de cinco meses, na Extensão 4, Kgakala Township, em Leeudoringstad, na província sul-africana de North West.

Segundo relatos da mãe da criança, ela própria uma adolescente de 16 anos de idade, tudo começou com uma briga com o presumível homicida, por sinal seu tio, um dia antes (sábado, 05 Nov. 2022).

No dia seguinte o presumível assassino voltou ao encontro da sobrinha para exigir explicações sobre a contenda do dia anterior e, no meio da confusão, o homem tentou atingir a sobrinha com uma pá, segundo relato lavrado pelo tenente coronel A Funai, na posse do Redactor.

A adolescente esquivou da ofensiva do tio, mas a pá atingiu a bebé, na cabeça. 

Transportada para uma clínica local, o pessoal médico achou por bem que ela fosse transferida para o Hospital Wolmaransstad e mais tarde para o Hospital Tshepong, onde morreu devido à gravidade dos ferimentos.

RAULINA TAIMO e Redacção

https://bit.ly/3zwuAZU

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *