Estudantes moçambicanos regressam 16 medalhas

Um grupo de estudantes moçambicanos da Willow International School regressou esta quarta-feira a Maputo, ido de Nova York, carregado de 16 medalhas, incluindo duas de ouro, conquistadas na Genius Olympiad, que decorreu naquela cidade dos Estados Unidos da América (EUA).

Moçambique foi o país que mais medalhas obteve naquele certame, ao arrecadar 16; sendo dois de ouro, seis de prata, sete de bronze e uma de honra, o que rendeu também a posição de melhor classificado na tabela geral da olimpíada.

O evento, organizado pela Terra Science and Education, em parceria com a Rochester Institute of Technology, contou com a participação de estudantes do ensino médio de 60 países.

Em declarações ao jornal Redactor no Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo, Kianna Belarmino Langa, da 11ª classe, uma das estudantes que ganhou uma medalha de bronze com um projecto de descontaminação de água nas zonas de mineração em Tete e Nampula, disse estar entusiasmada e feliz em ter participado da olimpíada.

“Foi uma oportunidade para mostrar que em Moçambique há talentos e capacidade de inovação”, sublinhou.

Por sua vez Malik Nordino, igualmente da 11ª classe que levou a medalha de prata, com o projecto sobre o uso de algas para limpeza o equilíbrio de nutrientes na água, disse que foi uma grande oportunidade de partilhar experiências e alargar os seus horizontes e também uma mais valia para o país que mostrou que também tem a capacidade de desenhar projectos e coloca-los em prática.

A professora Talina Maibasse que acompanhou os estudantes, disse que o sucesso se deveu a um longo período de estudo e de preparação.

Importa referir que esta competição, que existe desde 2011, classifica estudantes do ensino secundário de todo o mundo nas categorias de ciência, escrita, negócios, robótica, arte, música e cinema de curta metragem

STÉLVIO MARTINS

https://bit.ly/41XbJTI

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *