Mangosuthu “Gatsha” Buthelezi (1928-2023)

Mangosuthu “Gatsha” Buthelezi, o fundador do Partido da Liberdade Inkatha (IFP) e primeiro-ministro tradicional zulu, faleceu na madrugada deste sábado.

A sua morte foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa.

O falecimento ocorre apenas duas semanas depois de Buthelezi, ter completado 95 anos de idade, justamente a 27 de Agosto.

“O Príncipe Buthelezi, que foi o primeiro ministro dos Assuntos Internos da África do Sul democrática, faleceu nas primeiras horas de hoje, sábado, 9 de Setembro de 2023, apenas duas semanas após a celebração do seu 95.º aniversário”, escreveu Ramaphosa no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Ramaphosa descreveu Buthelezi como um “líder notável na vida política e cultural da África do Sul, durante a luta de libertação, a transição para a democracia em 1994 e a nova dispensa democrática”.

“Os meus pensamentos e orações, bem como os do Governo e da nossa nação, vão para a Casa Real, que teve a bênção de partilhar com ele a longa vida de uMntwana waKwaPhindangene, bem como para a Nação Zulu e para os dirigentes e membros do Partido da Liberdade Inkatha”, afirmou Ramaphosa.

De acordo com um comunicado divulgado pela sua família, Buthelezi morreu “calmamente e sem dor”.

Estamos cientes de que esta perda será profundamente sentida por muitos e que muitos desejarão expressar as suas condolências e prestar a sua homenagem nos próximos dias. A família irá contactar Sua Majestade o Rei e a Família Real, Sua Excelência o Presidente, o clã Buthelezi e a direcção do Partido da Liberdade Inkatha à medida que forem sendo feitos os preparativos para o funeral. Mais pormenores a este respeito serão anunciados oportunamente”, declarou a família em comunicado

No início de Julho, Buthelezi foi submetido a uma intervenção médica para controlo das dores nas costas. Após a intervenção, Buthelezi teve uma complicação que o obrigou a permanecer no hospital.

Redactor

https://rb.gy/21ujt

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *