Resultados das eleições autárquicas realizada em Cuamba anulados

Resultados das eleições autárquicas realizada em Cuamba, na província do Niassa, Norte de Moçambique, anuladas, pelo tribunal distrital local, segundo a estação de televisão privada “TV Sucesso”.

É a primeira eleição anulada por um tribunal distrital, divisão amplamente festejada pelos munícipes de Cuamba, a segunda maior urbe de Niassa, actualmente gerida pelo partido RENAMO.

Os resultados apresentados pela Comissão Distrital das Eleições em Cuamba que davam vantagem ao partido Frelimo estão a ser energicamente rejeitadas e repudiadas pelo partido RENAMO, que reclama as ter ganho.

Na autarquia de Chókwè, província de Gaza, Sul de Moçambique, tambem anulados os resultados eleitorais, em resposta a uma colocacao do partido Nova Democracia, segundo Salomão Muchanga, líder deste partido extraparlamentar.

MDM diz que RENAMO ganhou eleições

O candidato do MDM, segundo maior partido da oposição moçambicana, à autarquia de Maputo, Augusto Mbazo, afirma que a contagem paralela confirma que foi o candidato da RENAMO a vencer a capital e não a Frelimo, partido no poder.

Não cabe ao MDM partilhar números dos outros partidos. Contudo, porque somos um partido que prima pela verdade eleitoral, pela Justiça eleitoral e porque respeitamos aquilo que é a vontade do povo, importa aqui dizer que de acordo com os dados constantes dos editais que nós recolhemos nas mesas, que são editais originais, e também com a nossa contagem paralela, a RENAMO foi o partido que obteve maior número de votos na cidade de Maputo”, afirmou Augusto Mbazo, em conferência de imprensa, esta segunda-feira em Maputo.

No entanto, cabe a ela [RENAMO] apresentar provas junto das entidades competentes para que se faça a Justiça”, acrescentou o cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) foi anunciada no sábado como partido vencedor das eleições autárquicas em Maputo, capital do país, onde o candidato da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO, oposição), Venâncio Mondlane, já tinha proclamado a vitória e tem promovido diariamente passeatas pela cidade assumindo esse resultado, com o apoio de centenas de pessoas

Redactor

https://rb.gy/21ujt

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *