Assalto a Casa branca!
Contra todas projecções, o polémico magnata Donald Trump (70 anos), do partido Republicano, venceu a veterana do partido Democrata Hillary Clinton, de 69 anos, na corrida à Casa Branca, na madrugada desta quarta-feira, tornando-se no 45º presidente dos Estados Unidos da América (EUA).
A surpreendente vitória de Trump começou a ser evidenciada com as conquistas sobre Clinton nos chamados estados-chaves que até então eram controlados pelos democratas, nomeadamente, Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Lowa.
Com este cenário, o mercado das bolsas de valor no mundo entrou em pânico, principalmente na Ásia (Tóquio, Hong Kong, Xangai, Seul, Mumbai e Singapura), uma vez que a maioria tinha projectado uma vitória de Hillary Clinton nas últimas semanas.
Momentos após o anúncio dos resultados, Donald Trump, não perdeu a oportunidade para lançar farpas aos democratas. “No you can´t (não vocês não podem)”, atirou o republicano, ironizando, a célebre frase de Barack Obama-“Yes we can”.
Hillary fugiu ao discurso
Apesar de ter felicitado o seu rival pela vitória, a antiga senadora e secretária do Estado norte-americano, adiou o discurso sobre a derrota, tendo mandatado o director da campanha de Hillary Clinton. “Vão dormir. Teremos mais coisas para fazer amanhã“, disse John Podesta.
Edson Arante