Decide-se hoje futuro das relações diplomáticas RAS/Israel
O futuro do relacionamento diplomático entre a África do Sul e Israel será decido esta terça-feira na Cidade do Cabo, sede do Parlamento sul-africano.
Sabe o Redactor que o Partido dos Combatentes da Liberdade Económica (EFF – Economic Freedom Fighters) submeteu um projecto de resolução sobre o encerramento da Embaixada de Israel, em Pretoria e o corte de relações diplomáticas com Tel Aviv.
A moção do EFF foi debatida na semana passada e conta com o apoio do Congresso Nacional Africano (ANC – African National Congress) que também é pelo encerramento da representação diplomática de Israel e corte de relações diplomáticas “até que Israel se comprometa com um cessar-fogo vinculativo, facilitado pela ONU”. Desta forma pode-se adivinhar que a resolução vai ser aprovada.
Esta segunda-feira Israel chamou o seu Embaixador acreditado em Pretória, para “consultas”. Tel Aviv justificou que esta convocação do seu diplomata é uma reacção ao último comunicado de Pretória, bastante contundente, sobre a guerra na faixa de Gaza.
A África do Sul tem criticado os ataques levados a cabo por Israel e já pediu a responsabilização dos mandantes, incluindo o Primeiro Ministro Benjamin “Bibi” Netanyahu.
Pretoria também pediu que o Tribunal Penal Internacional emitisse um mandato de prisão contra Netanyahu, por crimes de guerra e genocídio contra o povo palestiniano.
Esta segunda-feira (20 de Novembro), a Ministra na Presidência, Khumbuzu Ntshavheni, disse a jornalistas que o governo de Pretoria ainda não tomou nenhuma decisão em torno do fecho da Embaixada de Israel ou mesmo do corte de relações diplomáticas.
Ntshavheni disse também que o governo nada tem a ver com o debate no Parlamento da moção do EFF socorrendo-se no princípio da separação de poderes.
No entanto voltou a manifestar a preocupação do governo face a escalada da violência na Faixa de Gaza e disse que Pretoria esteve presente na cimeira de Cairo, que procura soluções para o cessar-fogo.
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul