Mandela “bate” Machel
A Escola Secundária Nelson Mandela conquistou no sábado (12Nov16), pela terceira vez consecutiva o torneio inter-escolar Basquete Show em masculinos, ao derrotar na final da 10ª edição, da zona Sul, a Escola Secundária Josina Machel por 45-40.
Em femininos, a primeira posição ficou também para a Escola Secundária Nelson Mandela que se empenhou bastante para dar a volta ao marcador e terminar o último período da partida a vencer, por 41-34, diante da Escola Secundária da Matola.
O equilíbrio e a intensidade que se viram nas duas partidas tornaram a final deste evento desportivo bastante emocionante, facto que levou centenas de adolescentes e jovens a lotarem por completo o Pavilhão do Desportivo de Maputo.
Os jogos foram intercalados por momentos de dança das Cheerleaders e grupos representantes das escolas que participaram neste torneio patrocinado pela mcel-Moçambique Celular, que também é considerado o maior evento desportivo escolar do continente pela FIBA-África.
Na cerimónia de encerramento, para além da entrega das taças aos campeões e vice-campeões, em masculinos e femininos, foram também anunciados os vencedores para as categorias de Jogador Mais Valioso em ambos os sexos, Melhor Grupo de Dança, Cheerleader, Lances Livres, entre outras.
Intervindo à margem da cerimónia de encerramento da 10ª edição do Basquete Show, o ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, descreveu este evento de “festa especial”, tendo, por esse motivo, saudado os organizadores e os respectivos patrocinadores.
Por outro lado, o ministro instou os estudantes que participaram nesta competição para que continuem a conciliar os estudos com a prática do desporto, bem como “a serem responsáveis e fazer das nossas escolas um lugar seguro, de convívio e onde a amizade tem que imperar acima de tudo”.
Por sua vez, o administrador Comercial da mcel, Cláudio Chiche, fez um balanço positivo da 10ª edição do torneio inter-escolar Basquete Show, referindo que “olhando somente para a aceitação dos estudantes que lotaram por completo o pavilhão, eventos desta natureza são de grande valor para a nossa juventude”.
Segundo Cláudio Chiche, a 10ª edição do Basquete Show “teve uma aceitação bastante boa, até porque estamos a comemorar 10 anos de existência, o que já demonstra maturidade em termos de preparação, organização e realização do próprio evento”.
“As últimas palavras são para dar os parabéns e agradecer a todos aqueles que contribuíram para que o torneio acontecesse. Os que estiveram no campo a competir trouxeram-nos muita alegria e estão também de parabéns”, concluiu o representante da mcel.
De referir que a final da 10ª edição do Basquete Show foi igualmente marcada pela brilhante actuação dos músicos Slim Nigga e Bander, que fizeram vibrar o público presente no Pavilhão do Desportivo de Maputo.
Na capital do País, o torneio movimentou um total de 13 escolas secundárias da província e cidade de Maputo.
REDACÇÃO