Moçambique no “top ten” dos destinatários do IDE

Segundo o World Investment Report 2024, da UNCTAD, o Egipto é o país africano que atrai mais investimento di­recto estrangeiro (IDE), se­guido da África do Sul e da Etiópia. No relatório deste ano, Moçambique ocupa o sexto lugar do continente, com um total de USD 2,5 mil mi­lhões, o equiva­lente a um crescimento de 2% face ao ano anterior.

De acordo com o relatório, publicado pela United Na­tions Trade and Development (UNCTAD) das Nações Unidas, o IDE (Investimento Directo Estrangeiro) a nível mundial caiu 2% em 2023, devido ao abrandamento económico e ao aumento das tensões geopolíticas e das políticas proteccionistas.

Os fluxos de investimento directo estran­geiro para África também diminuíram 3%, para USD 53 mil milhões, fruto da queda em duas das maiores economias beneficiárias: o Egipto e a África do Sul.

O Egipto, apesar de ter atraído, pelo segundo ano consecu­tivo, o maior volume de IDE do continente, com 9,8 mil milhões de dólares norte-americanos, registou uma diminuição de 13,7% face aos 11,4 mil milhões de dólares do ano anterior.

Já a África do Sul sofreu uma re­dução ainda mais acentuada no IDE (43,5%), com 5,2 mil milhões de dólares norte-americanos em 2023 em comparação com 9,2 mil milhões de dólares norte-americanos em 2022.

Nos lugares seguintes do top africano, ficaram, por esta or­dem: Etiópia (3,3 mil milhões de dólares norte-americanos), Uganda (2,9), Senegal (2,6), Moçambique (2,5), Namíbia (2,4), Nigéria (1,9), Costa do Marfim (1,8) e RDCongo (1,6 mil milhões de dólares norte-americanos).

O afluxo de IDE para Moçambique, no valor de USD 2,5 mil milhões, o sex­to mais elevado do continen­te, cresceu 2% face aos 2,4 mil milhões de dólares norte-americanos obti­dos no ano passado, embora longe do pico atingido em 2021, com 5,1 mil milhões de dólares norte-americanos.

No que se refere ao stock acumulado de investi­mento directo estrangeiro, o crescimento foi de 4,9%, pas­sando de 54,5 mil milhões de dólares norte-americanos em 2022 para 57,3 mil milhões de dólares norte-americanos em 2023.

Redactor

https://www.facebook.com/Redactormz

Revista Prestígio de Setembro/Outubro de 2024

https://www.paperturn-view.com/prestigio/prestigio-edicao-setembro-outubro-2024?pid=ODg8832878

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *