Nyusi vai a Nova Iorque despedir-se dos seus pares na ONU

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi estará em Nova Iorque entre os dias 20 e 23 deste Setembro, oficialmente em visita de trabalho, mas basicamente para se despedir dos seus pares – Chefes de Estado e de Governos – na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em conta que esta será a sua última aparição naquele organismo como estadista de Moçambique.

Para além de usar da palavra na plenária da Cimeira da ONU, na segunda maior cidade dos Estados Unidos da América (EUA), Nyusi que vai igualmente participar na Cimeira do Futuro.

Adicionalmente, o actual estadista de Moçambique deverá se despedir do Secretário Geral das Nações Unidas, o português António Guterres.

A Cimeira do Futuro, que irá decorrer sob o lema “Soluções Multilaterais para um Amanhã Melhor”, terá lugar nos dias 22 e 23 de Setembro, sob chancela da Assembleia Geral das Nações Unidas.

No primeiro dia do evento, o Chefe do Estado moçambicano irá proferir dois discursos, sendo primeiro no Diálogo Interactivo 2, sob o lema “Reforçar o Multilateralismo para a Paz e Segurança Internacionais” e o segundo na plenária da Cimeira, onde irá partilhar a visão de Moçambique na construção de um país melhor e de um mundo mais justo e o seu potencial em acelerar a implementação da agenda de desenvolvimento dos países do Sul Global, assim como reafirmar o compromisso do país com o multilateralismo.

No dia 23, Filipe Nyusi vai dirigir um Diálogo de Alto Nível sobre a Iniciativa do Miombo, um evento organizado por Moçambique, que contará com a participação de Chefes de Estado e de Governo dos países africanos que possuem a floresta do Miombo e homens de negócios dos EUA.

Na reunião acima citada, o Presidente da República pretende consolidar o mecanismo de financiamento da Iniciativa do Miombo, divulgar a plataforma de governação e gestão dos fundos da iniciativa do Miombo e reforçar o compromisso de financiamento para operacionalização da carta de intenções adoptada em Washington DC.

O encontro de líderes mundiais deve servir para “revisitar alguns debates e adaptar as ações aos desafios que se colocam: o mundo está a mudar de forma extraordinária”, acrescentou.

Nos dias 22 e 23 de Setembro, a Cimeira do Futuro receberá chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, que deverão adotar três acordos, o Pacto para o Futuro, o Pacto Digital Global e a Declaração sobre Gerações Futuras.

Redactor

https://www.facebook.com/Redactormz

Revista Prestígio de Setembro/Outubro de 2024

https://www.paperturn-view.com/prestigio/prestigio-edicao-setembro-outubro-2024?pid=ODg8832878

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *