Mais 14 715 caíram nas malhas da SAPS no âmbito da Shanela

Mais 14 715 indivíduos, incluindo moçambicanos em número não especificado, caíram nas malhas da Serviço de Polícia Sul-Africano (SAPS) no âmbito da Shanela (limpeza) que, basicamente, visa neutralizar pessoas indocumentadas, estrangeiros vivendo irregularmente e outro tipo de pessoas de conduta duvidosa na África do Sul.

Estes dados são o rescaldo das chamadas “operações de alta densidade, comumente conhecidas como Operação Shanela”, que está a ser executadas pela SAPS, referente ao período que vai de 07 a 13 deste Outubro.

Como tem sido habitual neste esforço, a SAPS adoptou uma “abordagem corajosa e decisiva para lidar com a criminalidade” em toda a África do Sul, através de actividades de combate ao crime, tais como operações de rastreio, bloqueios de estradas, patrulhas de alta visibilidade, paragens e buscas, bem como a localização de suspeitos procurados.

Entre os que foram recolhidos constam 2 990 suspeitos que estavam a ser procurados pelas autoridades, dos quais 84 suspeitos por violação, 30 por homicídio e 316 por agressão com arma branca, de acordo com o balanço semanal consultado pelo jornal Redactor.

Destes neutralizados, 143 são suspeitos de prática de homicídios, 153 traficantes de droga e 112 por tentativa de homicídio. Cento e vinte e sete armas de fogo e 83 viaturas que tinham sido roubas foram recuperadas no período em referência.

Já numa operação que envolveu os Airports Company South Africa (ACSA) e os funcionários aduaneiros da South African Revenue Service (SARS) foi possível descobrir e apreender cocaína no valor de 25 milhões de randes (cerca de 90.160.500 MZN) numa mala não acompanhada num tapete rolante de bagagens no Aeroporto Internacional OR Tambo – o principal da África do Sul – para um voo proveniente de São Paulo, Brasil.

Redactor

https://www.facebook.com/Redactormz

Revista Prestígio de Setembro/Outubro de 2024

https://www.paperturn-view.com/prestigio/prestigio-edicao-setembro-outubro-2024?pid=ODg8832878

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *