PRM confirma ter detido 24 pessoas em Nampula
A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula admite ter detido 24 manifestantes na capital provincial e na cidade portuária de Nacala, mas nega a ocorrência de óbitos durante as manifestações desta quinta-feira.
“A PRM registou pelo menos detenção dos indivíduos que estiveram na manifestação, 16 na cidade de Nampula e oito no distrito de Nacala-Porto, mas não registramos casos de morte ou ferimentos causados por agentes da polícia”, disse Dércio Samuel, chefe de Relações Públicas no comando provincial da corporação.
Dércio Samuel referiu que a morte ocorrida no bairro de Mamutequeliua (uma menina que a avó afirmar ter sido atingida com uma bala dentro do quinta) não tem nenhuma relação com os tumultos relacionados com a manifestação convocada para hoje e sexta-feira por Venâncio Mondlane, candidato presidencial que ficou em segundo lugar no pleito de 09 deste Outubro.
Fonte do Hospital Central de Nampula (HCN), a maior unidade sanitária da zona Norte de Moçambique confirmou a entrada de “pelo menos 4 feridos graves e ligeiros”.
O informante referi que os doentes podem ter contraído ferimentos no contexto das manifestações, uma vez que apresentam perfurações causadas por balas.
Depois de uma manhã relativamente calma, os confrontos entre manifestantes e agentes da polícia, incluindo elementos da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) irromperam no início da tarde, afcetando com maior incidencia a Avenida Eduardo Mondlane, bairro de Muavir-Expansão e Mamutequeliua.
Redactor