Ciclone Dikeledi condiciona fornecimento de energia eléctrica em Nampula

Alguns distritos da província nortenha moçambicana de Nampula estão sem corrente eléctrica ou com o seu fornecimento condicionado desde segunda-feira, em consequência da passagem da tempestade tropical Dikeledi, que tem vindo a fustigar esta região desde dia 13 deste Janeiro de 2025.

Mesmo sem haver, ainda, um rescaldo definitivo, se acredita que os prejuízos desta situação serão avassaladores. 

De fontes competentes ficamos a saber que os distritos de Nacala-porto, Mossuril, Ilha de Moçambique, Mogincual e Liupo, são os mais afectados por esta intempérie.

Relativamente às cidades de Angoche, Nampula e à vila de Monapo, o corte no fornecimento de energia eléctrica afecta alguns bairros, em virtude de os técnicos da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) terem cortado o fornecimento deliberadamente, por precaução.

Mesmo no meio da tragédia, os profissionais da EDM já estao empenhados nos esforços para a normalização do abastecimento de electricidade nas zonas afectadas, de acordo com fonte da eléctrica pública em Nampula.

As perturbações no fornecimento de electricidade estão, consequentemente, a afectar a performance das três empresas de telefonia móvel activas em Moçambique. 

Ficamos ainda a saber que muita rodovias estão intransitáveis em diversos pontos de Nampula, na sequência da passagem do Dikeledi.

Dados apurados pelo jornal Redactor em Nampula indicam que no distrito de Moma, “porta de saída do Dikeledi”, as chuvas acompanhadas por ventos fortes iniciaram por volta das 14 horas de segunda-feira, mas sem provocar danos materiais substanciais, muito menos humanos. 

Há, no entanto, registo de pessoas que estão a viver ao relento em alguns bairros da “capital do Norte”, Nacala-porto, Namialo-Meconta, Mogincual e Liupo.

ELINA ECIATE, em Nampula

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *