BCI reafirma compromisso com a sustentabilidade energética
O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) marcou presença na 4.ª edição da Conferência Empresarial sobre Energias Renováveis – RENMOZ 2025, realizada nos dias 23 e 24 de Abril, sob o lema “Transição Energética de Moçambique”.
No evento, que reuniu centenas de participantes presenciais e mais de 2000 no formato virtual, o BCI integrou o segundo painel, dedicado ao tema “Financiamento da Transição Energética”.
Nesta sessão de alto nível, foram debatidos mecanismos de apoio financeiro, como os mercados de carbono, fundos internacionais, programas de cooperação e instrumentos da banca local, essenciais para viabilizar investimentos no sector privado. A transição energética foi destacada como uma transformação estrutural do modelo de desenvolvimento nacional, exigindo inovação, inclusão e sustentabilidade.
Com a sua participação neste importante fórum, o BCI reforça o seu posicionamento como um dos principais promotores das energias renováveis em Moçambique, através da disponibilização de linhas específicas de financiamento, acessíveis e de elevado impacto económico e social. Apostando na inovação financeira e na criação de soluções sustentáveis, o BCI impulsiona o acesso à energia limpa e de qualidade através de apoio a projectos que promovem o crescimento de empreendedores, comunidades e Pequenas e Médias Empresas (PMEs), particularmente em regiões com acesso limitado à rede eléctrica.
Consciente de que a transição energética exige um esforço conjunto de todos os actores relevantes, o BCI tem assumido um papel de relevo, como pioneiro na mobilização e negociação de fundos com instituições bilaterais e multilaterais, permitindo o desenvolvimento de produtos financeiros adaptados às necessidades do mercado. Ao expandir o financiamento a projectos de energias renováveis e impulsionar o acesso inclusivo a soluções energéticas modernas, o Banco reafirma o seu compromisso de continuar a ser um parceiro estratégico na construção de um futuro energético mais justo, inclusivo e resiliente para Moçambique.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique