Dezenas de membros das FDS mortos em Moçambique

Pelo menos 22 membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambicanas foram mortos no decurso das manifestações violentas no país ocorridas entre Outubro de 2024 e Fevereiro deste 2025, de acordo com dados oficiais.

“Na verdade, no decurso das manifestações violentas, foram registados excessos quer pela parte dos manifestantes, quer da reacção de alguns agentes das FDS. Por exemplo, no âmbito das manifestações foram mortos 22 agentes das FDS e 178 ficaram feridos”, disse o Procurador-Geral da República, Américo Julião Letela.

Ao responder a perguntas dos deputados após o informe anual do Ministério Público (MP) de 2024, o Procurador-Geral pediu fim às mortes das “autoridades do Estado”, sobretudo durante protestos.

“De facto, ocorreram situações de excessos na actuação de alguns membros das FDS e importa por isso a necessidade de aprimorar a capacidade de intervenção de modo a lidar [com manifestações] com maior acuidade. (…) Nós trouxemos a verdade (…) e onde a coisa não está bem dissemos, assumimos”, acrescentou Américo Letela.

Moçambique viveu a pior contestação que o país conheceu desde as primeiras eleições multipartidárias (1994), liderada pelo ex-candidato presidencial Venâncio António Bila Mondlane que rejeita os resultados eleitorais de 09 de Outubro, que deram vitória a Daniel Francisco Chapo.

Quase 400 pessoas perderam a vida em resultado de confrontos entre a polícia e os manifestantes, segundo dados de organizações da sociedade civil, degenerando, igualmente, em saques e destruição de empresas e infraestruturas públicas.

O Governo moçambicano confirmou anteriormente, pelo menos, 80 óbitos, além da destruição de 1.677 estabelecimentos comerciais, 177 escolas e 23 unidades sanitárias durante as manifestações.

Contudo, em 23 de Março, Mondlane e Daniel Chapo, Presidente já empossado, encontraram-se pela primeira vez e foi assumido o compromisso de acabar com a violência pós-eleitoral no país, embora, atualmente, críticas e acusações mútuas continuem nas declarações públicas dos dois políticos.

Redactor

Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *