Governo confirma ataque a Ntôtwe
O Governo moçambicano confirmou a ocorrência de um ataque perpetrado pelos insurgentes à aldeia de Ntôtwe, este sábado (03 de Maio de 2025) no distrito de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, sem, no entanto, se referir às baixas reivindicadas pelos terroristas https://www.facebook.com/photo/?fbid=1076536551163297&set=a.466316515518640.
Fonte governamental refere que esta é a quarta vez, desde o retorno das comunidades ao distrito, que a aldeia Ntôtwe sofre ataques “terroristas”.
Frisa que “a primeira foi em Janeiro de 2024 e as últimas três vezes no presente ano de 2025”.
“Por volta das 02hrs da madrugada de hoje sábado dia 03 de Maio corrente, os terroristas escalaram aquela aldeia onde munidos de armas de fogo e catanas, aterrorizaram os moradores, tendo invadido barracas de comerciantes roubando vários produtos do seu interesse e levado com eles uma rapariga dos seus 14 anos de idade, segundo declarações da liderança local”, diz fonte do governo local.
A mesma fonte refere que na manhã de sábado, “o governo do distrito, deslocou-se ao local para de perto viver a realidade da desgraça que os criminosos saquearam naquela aldeia”
Sérgio Domingos Cipriano, Administrador do distrito, começou por visitar as barracas arrombadas, dialogou com os proprietários e de seguida conversou com alguns moradores, dando lhes forças onde saudou a resiliência deles por tudo o que tem passado devido às acções dos bandidos.

Ao Comando da PRM [Polícia da República de Moçambique] distrital, “o Excelentíssimo Administrador do distrito, exigiu mais colaboração com Força amiga Ruandesa no sentido de garantir que os bandidos não venham continuar a perturbar a vida das comunidades. Por outro lado, o Administrador do distrito, apelou aos moradores para que haja maior vigilância, porque pode haver infiltrados comunicantes na comunidade, que tem estado a fornecer informações do movimento das nossas forças aos bandidos”.
“A aldeia ora escalada pelos bandidos dista à pouco menos de 20km da vila sede do distrito, ao logo da EN380 que liga Mocimboa Praia – Mueda. Por sinal a aldeia ora atacada, localiza-se num corredor dos bandidos e que nalgum momento pode haver a necessidade de implantar uma posição militar, ou ainda força local”, prossegue a fonte oficial.
Mais adiante acrescenta que “a visita efetuada naquela aldeia devido ao ataque na madrugada de hoje sábado dia 03 de Maio, forçou o adiamento da marcha do partido no poder (FRELIMO), alusiva à saudação dos 100 dias de governação”.
Para além do administrador do distrito, integraram a comitiva o Primeiro Secretário do Comitê Distrital do Partido FRELIMO, Assane Amade e Regina Agostinho Membros da Assembleia Provincial Pela Bancada da FRELIMO e Membros do Governo Distrital.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique