Com algum feedback, sim
Feedback – Aparentemente, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, escutou o clamor de muitos fazedores de opinião que multiplicavam questionamentos quanto à real utilidade da romaria que tem estado a fazer por alguns ministérios.
Estou incluso nessa lista, e não me arrependo.
Como não acredito muito em coincidências, para mim, o recente passo dado pela Autoridade de Aviação Civil de Moçambique (http://www.prestigiomoz.com/2017/04/26/mocambique-exploracao-rotas-aereas/) é disso indicativo.
Por isso, e sempre convicto de que nada acontece por acaso e nem sou apologista de coincidências, dou o meu “like” ao prosseguimento das visitas retomadas esta quinta-feira com a ida ao Ministério da Administração Estatal e Função Pública, desde que tenham sempre repercussão junto do “patrão” de Nyusi, o Filipe.
É que já não havia pachorra bastante para continuar a ouvir lamúrias inconsequentes de um Chefe de Estado sobre a inércia de um Gabinete, ou pelo menos parte (maioritária deste), que ele próprio montou, ou pelo menos é suposto tê-lo feito.
Merece aplausos ruidosos e prolongados o “convite” da Autoridade de Aviação Civil de Moçambique que o comandante João de Abreu mandou disseminar em alguma media, esta semana, mas também importa sublinhar que a porcaria no Ministério dos Transportes e Comunicações – já que é de reflexos da visita a este pelouro de que nos debruçamos, por ora – é aos montes e do domínio de quase todos.
Senhor Presidente, neste ministério a lei e a ordem são uma miragem e até documentos emitidos neste pelouro em larga medida são pura e simplesmente “rasgados” em praça pública e substituídos por decisões/ordens de componentes de redes instaladas e devidamente identificadas que actuam à luz do dia, impunemente, e com proclamações de impropérios de bradar aos céus para quem ouse questionar a sua autoridade paralela, mas efectiva.
Vá mais a fundo, senhor Presidente, querendo!
Ops! Que pesadelo meu! Estamos em Moçambique (eu aqui a querer “seriedade a sério”). Já que o normal, cá entre nós, é o fingimento e/ou a inércia, por agora, gozemos e aplaudamos o “convite” da Autoridade de Aviação Civil de Moçambique que poderá mudar muita coisa.
Bom fim-de-semana para todos!
Este artigo foi publicado em primeira mão na versão em PDF do jornal Correio da manhã, na sexta-feira (28 de Abril de 2017), na rubrica semanal TIKU 15, da responsabilidade de Refinaldo Chilengue