Novo SG da Frelimo
Roque Silva Samuel, que já foi Primeiro Secretário da Frelimo em Gaza, exercendo actualmente as funções de vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, foi na noite deste domingo (01 de Outubro) eleito Secretário-Geral (SG) do partido que governa Moçambique desde a independência nacional, em 25 de Junho de 1975.
Mesmo concorrendo sem rival, Roque Silva atraiu simpatias de 188 (96,41%) dos 195 membros do novo Comité Central (CC) presentes no acto, tendo sete votado em branco.
Um semanário de referência em Moçambique apontou, semana passada, como um dos tiques de Roque Silva Samuel o de “agente repressivo contra a oposição” em Gaza.
Na mesma sessão em que foi eleito o novo Secretário-Geral, os integrantes do novo CC saído do XI Congresso que terminou na noite de domingo foi eleito o candidato (único) ao cargo de Secretário do Comité de Verificação do partido Frelimo, Raimundo Diomba, actual Governador da província de Maputo, um veterano da luta pela independência considerado “moderado” pela crítica.
Diomba foi eleito ao novo cargo com 99,49% (dos 192 votantes), já que um dos presentes deixou o boletim de voto em branco.
REDACÇÃO