Filho de Zuma detido

Duduzane Zuma, um dos filhos do antigo presidente Jacob Zuma, esteve temporariamente detido no Aeroporto Internacional Oliver Reginald (OR) Tambo em Joanesburgo na noite de quinta-feira para efeitos de confirmação de identidade.

Duduzane, um dos cinco filhos de Zuma com a moçambicana Kate Mantsho, tem assunto criminal pendente no Tribunal Judicial de Randburg, relacionado com acidente de viação mortal de duas pessoas em 2014.

Também o filho de Jacob Zuma anda fugitivo da justiça por causa do seu alegado envolvimento em corrupção com a família Gupta de origem indiana.

A sua detenção temporária  aconteceu cerca das 20H30 de quinta-feira quando regressava do estrangeiro para participar no funeral do seu irmão que faleceu Domingo, vitima de doença.

O irmão de Duduzane, por sinal da mesma mãe, teve curta doença que lhe tirou a vida.

No início do mês em curso, Duduzane recebeu intimação do Tribunal para comparecer no dia 12 deste Julho para responder em dois casos de homicídio involuntário.

Em Fevereiro de 2014, Duduzane Zuma, no volante do seu carro de luxo de marca Porsche, envolveu-se num acidente com mini-bus de passageiros do qual Phumzile Dube morreu no local e outras três pessoas ficaram feridas. Um dos feridos, Jeanette Mashaba, perdeu a vida semanas depois.

A Autoridade Nacional de Procuradoria (NPA), equivalente ao Ministério Público em Moçambique, arquivou o processo de Duduzane em Agosto de 2015 (quando o progenitor do suspeito no caso ainda era chefe de Estado) alegando que a morte de Phumzile Dube não foi causada directamente pelo carro do filho do antigo presidente e que a segunda morte fora natural.

Entretanto, o processo foi reactivado por um procurador independente e privado Garrie Nel a pedido da família de Phumzile Dube.

A NPA anuiu a reabertura do processo e enviou carta ao filho de Zuma para comparecer em tribunal.

THANGANI WA TIYANI, CORRESPONDENTE NA ÁFRICA DO SUL

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *