Encontro Nyusi Momade
A Presidência da República de Moçambique em Maputo foi na manhã desta quarta-feira palco do primeiro encontro entre o Presidente da República e o novo dirigente da RENAMO, pouco mais de um mês da eleição deste para substituir Afonso Dhlakama na liderança da “perdiz”.
O encontro decorreu num ambiente aparentemente relaxado, mas no final do mesmo tanto Filipe Nyusi como Ossufo Momade não prestaram declarações aos jornalistas alertados “em cima da hora” sobre o evento.
Horas depois, a Presidência da República emitiu um comunicado, enquadrando a reunião no “diálogo político entre o Governo e a Renamo”.
De acordo com esse comunicado, a reunião entre Nyusi e Momade teve como principal escopo “passar em revista os progressos alcançados na implementação do Memorando de Entendimento sobre Assuntos Militares e delinear os passos subsequentes para acelerar a materialização das acções preconizadas.
“Os dois líderes fizeram-se acompanhar pelos respectivos membros na Comissão de Assuntos Militares”, enfatizou o comunicado.
A mesma fonte referiu que “após a troca de calorosos cumprimentos”, Filipe Nyusi e Ossufo Momade congratularam-se pelos avanços no processo de enquadramento efectivo nas FADM de oficiais oriundos da Renamo, operacionalização do Comissão de Assuntos Militares e Grupos Técnicos Conjuntos que se têm empenhado em acções de planeamento operacional e logístico do DDR, bem como na preparação da documentação pertinente para facilitar o processo.
“Os dois líderes comprometeram-se a honrar todos os compromissos assumidos no âmbito do Memorando de Entendimento, tendo instruído as suas equipas de trabalho a acelerarem a implementação do cronograma de actividades nele previstas”.
O comunicado emitido pela Presidência da República acrescenta ainda que Ossufo Momade “assegurou que serão, em breve entregues as listas do seu pessoal a integrar na Polícia da República de Moçambique”.
Durante a reunião Filipe Nyusi e Ossufo Momade felicitaram aos seus membros na Comissão de Assuntos Militares e Grupos Técnicos Conjuntos pelo profissionalismo, dedicação e espírito de coesão, instruindo-os a manterem esta postura para a execução das tarefas de acordo com os prazos estabelecidos.
Os dois políticos mais influentes de Moçambique na actualidade congratularam-se pela colaboração e apoio da comunidade internacional, com destaque para os membros do “grupo de contacto”, exortando-os a manterem-se empenhados e a continuarem a disponibilizar os recursos necessários para a conclusão do DDR no quadro do Memorando de Entendimento, dentro do prazo estipulado conforme a vontade colectiva do Povo Moçambicano.
Nyusi e Dhlakama reafirmaram a sua determinação de continuar a manter o diálogo ao mais alto nível, reforçar a comunicação a todos os níveis e a criar as condições propícias para que as suas equipas de trabalho possam assegurar a plena implementação do Memorando de Entendimento, tendo concordado em concluir a fase principal que culmina com um Acordo de Paz que marca a Cessação Definitiva das Hostilidades, o mais cedo possível, de acordo com o comunicado em alusão.
Redacção