Dois representam Nyusi
Dois dignitários moçambicanos estão numa reunião da SADC em Pretória, capital administrativa da Republica da África do Sul, um do Governo e outro do partido FRELIMO, ambos em representação do presidente Filipe Jacinto Nyusi.
Efetivamente, o Ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo, e o Secretário-geral do partido Frelimo, Roque Silva, participam hoje e terça-feira em Pretória, na conferência de dois dias da SADC de solidariedade para com Saara Ocidental, território ilegalmente ocupado e colonizado por Marrocos.
No encontro estão igualmente representados antigos movimentos de libertação agora no poder na África Austral.
A conferência foi recomendada pela cimeira dos líderes da SADC em 2017, realizada na África do Sul, para manifestar a solidariedade com o povo de Saara Ocidental único país africano ainda colonizado, paradoxalmente por outro país africano.
Falando na abertura da conferência, a ministra sul-africana dos negócios estrangeiros e cooperação, Lindiwe Sisulu, disse que o encontro é uma clara demonstração de solidariedade internacional com o povo de Saara no seu esforço para auto-determinação.
Segundo a ministra Sisulu, nos próximos dois dias a SADC espera trazer passos concretos que podem ser seguidos para o reforço e apoio do povo de Saara nos seus direitos de auto-determinação.
Para a chefe da diplomacia sul-africana, muitos dos participantes na conferência alcançaram liberdades com apoio e solidariedade de outros.
A ocupação de Saara Ocidental por Marrocos, no norte de África, é repudiada por vários países, incluindo Moçambique, e organismos multilaterais internacionais.
As Nações Unidas e a União Africana estão empenhadas na procura de solução diplomática para o fim da ocupação marroquina.
THANGANI WA TIYANI, CORRESPONDENTE NA ÁFRICA DO SUL