USD 45 M para Gemfields
A Gemfields obteve um financiamento de 45 milhões de dólares norte-americanos para aumentar a sua exploração de rubis em Montepuez, província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Segundo uma comunicação ao mercado esta segunda-feira disseminada, a Gemfields declara um financiamento total de USD 65 milhões, dos quais USD 45 milhões são destinados à Montepuez Ruby Mining, detida em 75% pela multinacional britânica e em 25% pela moçambicana Mwiriti.
O financiamento foi dividido em três partes iguais de USD 15 milhões obtidos em dois créditos junto do Barcklays Moçambique e do BCI e num contrato de leasing com esta última entidade bancária.
Além do financiamento para a Montepuez Ruby Mining, a Gemfields comunicou ao mercado um outro crédito de USD 20 milhões de dólares junto do banco de investimentos australiano Macquarie Bank.
Citada na comunicação ao mercado, a directora financeira da Gemfields, Janet Boyce, disse que estes novos financiamentos permitirão aumentar, nos próximos três anos, a produção anual de rubis em Montepuez para vinte milhões de quilates e de esmeraldas em Kagem, na Zâmbia, para 40 milhões de quilates.
Seis leilões de rubis do norte de Moçambique foram realizados pela Gemfields desde 2014, produzindo uma receita total de USD 195 milhões.