Nyusi na posse de Ramaphosa

Todos os chefes de Estado e governo dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), incluindo o presidente Filipe Jacinto Nyusi, foram convidados para assistirem à tomada de posse do presidente sul-africano, Cyril Matamela Ramaphosa, no dia 25 deste mês em Pretória.

Uma comissão ministerial sul-africana disse nesta quinta-feira a jornalistas que o orçamento da cerimónia foi reduzida em mais de 100 milhões de randes (cerca de 450 milhões de meticais), devido à crise económico-financeira que o país enfrenta.

As cerimónias de tomada de posse de presidentes sul-africanos têm tradicionalmente acontecido no recinto do majestoso edifício da sede do governo mais conhecido por Union Buldings, em Pretória.

No entanto, desta vez há inovação.

Cyril Matamela Ramaphosa vai ser investido no estádio de desportos Loftus Versfeld, em Pretória, com capacidade para 37 mil pessoas.

Os convidados incluem todos os líderes dos países da região da SADC, representantes de blocos económicos no continente africano, presidente da comissão da União Africana e o secretário-geral das Nações Unidas, antigos chefes de estado e de governo africanos e representantes de movimentos de libertação africanos, por sinal aliados do ANC.

Os convites foram limitados a este grupo de personalidades alegadamente devido a dificuldades económico-financeiras que o país enfrenta.

A comissão inter-ministerial liderada por Nkosazana Dlamini-Zuma, ministra na presidência, espera que 32 mil pessoas participem na cerimónia da tomada de posse de Cyril Ramaphosa no estádio.

Entretanto nas províncias haverá centros com telas gigantes de transmissão da cerimonia pela televisão

Cyril Ramaphosa vai ser eleito chefe do Estado pelo parlamento no dia 22 deste mês na Cidade do Cabo, na sequência das eleições gerais realizadas há uma semana em que o seu partido ANC foi proclamado vencedor com 57.5 por cento.

Três dias depois Ramaphosa será investido no cargo de chefe de estado em Pretória.

O Presidente do Tribunal Constitucional, Mogoeng Mogoeng recebeu quarta-feira a lista dos 400 deputados eleitos no dia 8 de Maio.

Os deputados vão ser investidos no dia 22 de Maio por Mogoeng Mogoeng para logo a seguir escolherem o chefe do Estado sul-africano.

THANGANI WA TIYANI, CORRESPONDENTE NA ÁFRICA DO SUL

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *