Aeronave cai em Cabo Delgado
Aeronave cai na província nortenha Moçambicana de Cabo Delgado. Trata-se de um helicóptero que, segundo algumas fontes, transportava seis pessoas, que terão ficado feridas.
Fontes do Correio da manhã disseram que a aeronave, caiu na manhã desta sexta-feira na aldeia de Muambula, em Muidumbe e os feridos teriam sido levados para o hospital rural de Mueda, na província nortenha de Cabo Delgado.
O Correio da manhã abordou o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), em Maputo, que confirmou a ocorrência do acidente, mas declinou fazer comentários, alegadamente por se tratar de uma aeronave militar, apesar de descaracterizada.
Trata-se do segundo acidente conhecido na mesma região – com alguma turbulência castrense – com aeronaves militares em menos de três meses, tendo o anterior ocorrido em Abril deste 2019.
Na altura, o ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuke, fez de tudo para desdramatizar a ocorrencia, afirmando, inclusivamente, que não se tratou de despenhamento, mas sim “aterragem de emergencia”.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) confirmou a queda de um helicóptero da Força Aérea de Moçambique (FA) em Cabo Delgado, norte do país, na passada sexta-feira, apontando “problemas técnicos” como estando na origem do sinistro.
A análise preliminar aponta para “problemas técnicos”, mas “foi accionada uma equipa técnica para levar a cabo uma apurada investigação e no prazo de 10 dias esta equipa vai apresentar um relatório detalhado”, disse Orlando Modumane, porta-voz da PRM moçambicana, numa conferência de imprensa no início da noite de sexta-feira.
Redacção