Combustíveis poderão subir

Combustíveis poderão subir de preço depois das eleições de 15 de Outubro, porque o barril de petróleo Brent para entrega em Novembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 4,30%, para os 60,70 dólares

O crude do mar do Norte, de referência em diversos mercados, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar mais 2,50 dólares norte-americanos do que os 58,20 dólares norte-americanos com que fechou as transações na terça-feira.

Dados positivos para a economia da China no sector de serviços e uma menor tensão em Hong Kong contribuíram para animar os mercados e ajudaram a impulsionar o preço do Brent, segundo os analistas.

A mais recente revisão (em baixa) dos preços de quase todos os combustíveis em Moçambique aconteceu na segunda quinzena de Agosto deste 2019.

Alguns comentários sustentaram a tese de que a mexida em baixa dos preços estaria em linha com um alegado “namoro” do regime do dia tendo em vista o calendário eleitoral.

Com o reajuste, o gasóleo desceu dos 64.55 meticais por litro para 63.51 meticais por litro, a gasolina desceu de 67.07 meticais por litro para 66.49 meticais por litro enquanto o Petróleo de Iluminação desce dos 49.08 meticais por litro para 48.44 meticais por litro. O gás doméstico (GPL) desceu dos 63.26 meticais/kg para 61.23 meticais/kg.

O preço do gás natural comprimido (GNV) é o único que se manteve inalterado nos 30.35 meticais por litro equivalente.

A Direcção Nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis explicou que contribuíram para a baixa quase que generalizada dos preços dos combustíveis, o ambiente do mercado internacional de combustíveis e a estabilidade cambial no país.

Assim sendo, o mesmo pretexto poderá ser evocado para uma mexida em alta depois das eleições de Outubro de 2019, a não ser que as autoridades façam um esforço para poupar a bolsa do consumidor na “ressaca” eleitoral e em vésperas da quadra festiva de Natal e Ano Novo

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *