Confrontos em Inchope
Confrontos em Inchope. Enquanto em Maputo eram anunciados, solenemente, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), os resultados das eleições do dia 15 deste Outubro, do centro de Moçambique chegavam à capital notícias de novos episódios de confrontos militares, concretamente na região de Inchope.
Vídeos, imagens e textos de alguns utentes da principal estrada nacional de Moçambique foram abundantemente disseminaram nas redes sociais, não havendo, ainda, confirmação ou desmentido das autoridades competentes.
Pelos relatos disponíveis, pelo menos três pessoas terão sido mortas, designadamente um motorista e respectivo ajudante e “varias” outras contraído ferimentos.
As imagens mostram comboios de carros e pessoas desesperadas na estrada que aparentemente já não oferece segurança para uma circulação sem proteção policial.
Vitória da Frelimo e Nyusi
Os resultados oficiais esta tarde anunciados pela CNE referem que o actual Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, foi reeleito à primeira volta para um segundo mandato com 73% dos votos.
Filipe Nyusi foi candidato do partido Frelimo, no poder desde a independência, em 25 de Junho de 1975.
Em segundo lugar ficou Ossufo Momade, candidato pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, com 21,88% e em terceiro Daviz Simango, líder da Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com 4,38%.
Mário Albino, candidato pela Acção de Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), obteve 0,73%.
Os resultados foram anunciados em pleno domingo numa cerimónia pública em Maputo em que Abdul Carimo, presidente da CNE.
(Correio da manhã de Moçambique)