Coronavírus: Angola
Coronavírus – A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, confirmou a existência do primeiro caso suspeito de Coronavírus em Angola.
Trata-se de um cidadão de nacionalidade chinesa que se encontra sob cuidados médicos na Clínica Girassol.
A informação foi avançada durante uma conferência de imprensa em Luanda.
“Temos um paciente internado na clínica Girassol, de nacionalidade chinesa, que regressou da China há cerca de 11 dias e apresenta um quadro de tosse e febre”, disse a governante.
Segundo a ministra, o paciente chegou há 13 dias da China e apresenta um quadro de febres altas e tosse, sublinhando que as pessoas que mantiveram contacto com ele estão a ser contactadas, para exames médicos.
Sílvia Lutucuta garantiu que o paciente está em avaliação e não se pode confirmar já se se trata de Coronavírus ou não.
A governante apelou à população a manter a calma e a tranquilidade e reforçar normas de protecção individual e de grupo. “Estamos a tomar as medidas necessárias estabelecidas internacionalmente, sob orientação da OMS, para proteger o país”, garantiu.
Um especialista em saúde pública disse que, tendo em conta o elevado número de chineses que trabalham no país, Angola devia criar, com urgência, uma comissão multissectorial para averiguar os chineses que viajaram para os festejos do Ano Novo naquele país asiático e que contacto tiveram com Wuhan, o epicentro do vírus.
Sublinhou que não basta o controlo pelo Ministério da Saúde nos postos fronteiriços, porque o vírus demora dias para incubar.
(Correio da manhã de Moçambique)