Absa oferece moratória
Absa – Com o objetivo de ajudar a mitigar os efeitos económicos e sociais que o surto do Covid-19 está a provocar na sociedade moçambicana, o Absa Bank Moçambique criou um mecanismo de moratória para os empréstimos por si concedidos tanto a clientes particulares como a empresas, o qual permite uma carência temporária de pagamento de capital e juros.
No caso dos clientes particulares, o Absa Bank Moçambique permitirá carência de capital e juros nos produtos Crédito Pessoal, Crédito Habitação e Crédito Automóvel, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de suspenderem o pagamento de prestações, por um período de seis meses caso sejam funcionários do sector privado, e de três meses no caso de funcionários públicos.
Para usufruírem da carência de capital e juros, os clientes do Absa Bank Moçambique deverão ter os seus empréstimos em situação regular (sem incumprimento).
No caso das empresas, o Banco irá analisar individualmente cada situação, estabelecendo um período de carência de capital e juros em linha com a situação específica de cada cliente.
Fonte do Absa Bank Moçambique deu a conhecer ao Correio da manhã estar ainda disponível para avaliar situações especiais para as quais as moratórias acima estabelecidas não sejam aplicáveis ou mostrem-se insuficientes.
Os clientes interessados em aderir aos mecanismos de apoio estabelecidos deverão contactar o banco através dos canais habituais, esclareceu a fonte que temos estado a citar.
O Absa acrescenta que informação detalhada sobre a extensão do prazo dos empréstimos e processo de capitalização de juros encontra-se disponível para consulta no seu site institucional.
Refira-se que no dia 1 de Abril o Absa Moçambique lançou um primeiro pacote de medidas para ajudar os moçambicanos a enfrentarem o impacto financeiro da pandemia COVID-19, provocada pelo novo Coronavírus.
Entre as soluções lançadas, o Absa Moçambique anunciou a antecipação, aos seus fornecedores regulares, do pagamento de facturas relativas a serviços a serem prestados ao longo dos próximos três meses e ofereceu, aos retalhistas com serviços de entrega ao domicílio, soluções grátis de cobranças domiciliárias (via cartões bancários), por forma a promover a expansão destes serviços e contribuindo, assim, para a redução das deslocações da população.
Ainda nesta sequência, o Absa Moçambique suspendeu, por um período de três meses, a cobrança de comissões de transferência de fundos entre as contas deste banco e as carteiras móveis a que está ligado (M-Pesa e e-Mola), as comissões sobre transacções e consultas em qualquer ATM do país e as comissões sobre transacções efectuadas através dos canais digitais do banco.
(Correio da manhã de Moçambique)