Excesso de democracia
Critico excesso de democracia – Confesso que não gosto de excesso de democracia em qualquer parte do mundo, incluindo na minha aldeia.
Tenho conversado ocasionalmente com pessoas sobre o assunto de excesso de democracia e também dizem que não gostam, porque atrasa desenvolvimento na sociedade.
Entre 1948 e 1994, a África do Sul foi governada com punho de ferro do Partido Nacional que institucionalizou a segregação racial ou apartheid. Muitos sul-africanos foram brutalmente assassinados ou encarcerados. Foi outro extremo de excesso menos bom.
O apartheid foi considerado crime contra a humanidade pelas Nações Unidas, maior organização multilateral do mundo.
A partir de Abril de 1994 a esta parte, o país vive democracia que infelizmente é abusada por algumas pessoas,
Em alguns casos, a democracia transforma-se em anarquia.
Agentes da Polícia não são devidamente respeitados no exercício da sua missão de manutenção da lei e ordem na sociedade.
O governo sul-africano decretou estado de calamidade por causa da propagação de coronavírus e anunciou uma série de restrições, incluindo a proibição de venda de bebidas alcoólicas e de cigarros.
Algumas pessoas estão revoltadas com as medidas ameaçam levar o chefe do governo sul-africano, Cyril Ramaphosa, à barra da justiça, considerando que as restrições e o confinamento geral obrigatório ou lockdown violam seus direitos de beber ou de fumar. Entretanto, mais de 15 mil pessoas estão infectadas de coronavírus e cerca de 300 morreram nos últimos dois meses.
O presidente Ramaphosa tem afirmado que se o governo não tivesse decretado lockdown o número de vítimas de COVID-19 podia ser muito mais alto.
Todos os países onde houve relaxamento ou excesso da democracia perante comportamentos sociais irresponsáveis o preço foi muito alto – dezenas de milhares de pessoas perderam a vida de COVID-19.
Em Moçambique, com zero óbitos, o governo decretou estado de emergência e fechou as escolas públicas e privadas desde pré-escolar até universidade para reduzir a propagação da pandemia, deu orientações para uso de máscaras nos transportes públicos e locais de maior aglomeração populacional.
No entanto, maior parte da população ignora as medidas de prevenção de coronavírus, perigando a vida de outras pessoas.
As pessoas que perigam milhares de vidas de inocentes deviam ser rigorosamente responsabilizadas.
Consta que a China conseguiu controlar a propagação do novo vírus, porque ordens do governo são para cumprir – prontos.
Gosto de ditadura pró-povo ou pró-desenvolvimento social.
A Europa Ocidental foi fustigada pela pandemia de COVID-19, mas os vizinhos do Leste foram relativamente poupados porque o povo tem disciplina dos tempos de socialismo de orientação comunista, que não tolerava excesso de democracia.
PS: Enquanto estava no meio do texto da crónica sobre excesso de democracia recebi uma mensagem felicíssima.
O Conselho Constitucional declarou inconstitucional o decreto 40/2018 através do qual o GABINFO (Gabinete de Informação, em Moçambique) introduziu taxas milionárias para o registo de jornais, rádios, canais de televisão, jornalistas free lancer e correspondentes. A aplicação dessas taxas era outro excesso desnecessário para o exercício da profissão.
Parabéns jornalistas.
A luta continua. Independência ou morte, venceremos!
THANGANI WA TIYANI *
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, na sua edição de 21 de Maio de 2020, na rubrica semanal O RANCOR DO POBRE
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.
Gratos pela preferência