Produtos minerais
Produtos minerais O Governo moçambicano anunciou que vai vender nesta quinta-feira em hasta pública um total de 3.500 quilogramas de produtos minerais apreendidos em alguns distritos da província da Zambézia, no centro do país.
“São produtos apreendidos nos dois últimos anos durante trabalhos de inspecção na província da Zambézia”, disse o inspector-geral do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (Mireme) de Moçambique, Obete Matine.
Trata-se de berilo industrial, tantalite, quartzo fumado e ametista e águas marinhas, produtos minerais que estão expostos desde segunda feira nos Serviços Provinciais de Infraestruturas em Quelimane, capital provincial.
“Houve muita gente que visitou e já há algumas propostas”, afirmou Obete Matine.
O Governo moçambicano anunciou em Junho que iria começar a recompensar os denunciantes de contrabando de recursos minerais e combustíveis, visando estancar o comércio ilegal deste tipo de produtos no país.
O prémio para os denunciantes corresponde a 10% do valor da venda em hasta pública ou da multa aplicada pelo contrabando do produto.
O inspector avançou que todos os produtos que vão a hasta resultam de trabalhos do ministério e não de denúncias e, por isso, não haverá compensações.
(Correio da manhã de Moçambique)