Trump admite adiar eleições
Trump – O Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu, esta quinta-feira (30Jul2020), pela primeira vez, a possibilidade de adiar as eleições presidenciais de Novembro, alegando a existência de riscos de fraude ligada à pandemia da Covid-19.
O anúncio surge numa altura em que as sondagens, no crucial Estado da Florida, dão uma vantagem de quatro pontos ao provável candidato presidencial democrata Joe Biden.
“Com o voto por correspondência (…) 2020 terá as eleições mais inexactas e fraudulentas da História”, escreveu Trump na rede social Twitter.
“Será uma verdadeira vergonha para os Estados Unidos adiar as eleições até que as pessoas possam votar normalmente, com toda a segurança? ”, perguntou.
A data de eleições federais – na primeira terça-feira de Novembro – é salvaguardada pela Lei federal e exige uma lei do Congresso para ser alterada.
A Constituição norte-americana, porém, é omissa quanto ao eventual adiamento da tomada de posse de um Presidente, normalmente realizada a 20 de Janeiro, neste caso, de 2021.
(Correio da manhã de Moçambique)