Nyusi visita EUA
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, visita os Estados Unidos entre 14 e 17 de Setembro, antecedendo a sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, avança um comunicado da principal confederação empresarial moçambicana.
A informação, ainda não revelada oficialmente pela Presidência moçambicana, foi divulgada pela CTA- Confederação das Associações Empresariais de Moçambique, num convite aos seus associados para integrarem a comitiva de empresários que vai acompanhar a visita de Nyusi.
Durante a deslocação do Presidente da República, segundo a CTA, está prevista a realização de dois fóruns de negócios, um a decorrer em Washington a 15 de Setembro, o outro em Houston, Estado do Texas, no dia seguinte.
O fórum de Washington, organizado pela Embaixada de Moçambique e pelo Conselho Corporativo para África, será focado nos sectores da agricultura, energia, infraestruturas e turismo.
Sobre o segundo não são avançadas mais informações, embora Houston seja a sede de várias multinacionais no sector petrolífero, incluindo a Anadarko, líder de um dos consórcios de exploração de gás natural na bacia do Rovuma, norte de Moçambique.
Tanto a Anadarko como a italiana ENI, líderes dos dois consórcios que descobriram uma das maiores reservas de gás natural do mundo ainda não tomaram as suas decisões finais de investimento e tem sido noticiada a possibilidade de venda parcial dos seus ativos à Exxon Mobil.
Os Estados Unidos são um dos principais doadores bilaterais de Moçambique, mas, à semelhança de outros parceiros, suspendeu parte dos seus financiamentos em resultado do escândalo das dívidas escondidas.