Televisão digital
Televisão digital já formalmente existente em Moçambique, com a inauguração, esta quinta-feira, na cidade portuária da Beira, Centro do país, em cerimónia encabeçada pelo chefe de Estado Filipe Jacinto Nyusi.
Na ocasião, O presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi referiu que com o acto o país deu início ao período de transição que vai levar ao fim da emissão analógica rumo ao uso pleno da televisão digital, em data a determinar.
“Estamos a trabalhar para dentro de um ano podermos avaliar se existem ou não condições para declarar o apagão do sinal analógico”, disse o chefe de Estado, assinalando que a “contagem decrescente” começou.
“A nossa meta é aumentar a cobertura territorial para 85% em 2024” e “iniciar a migração da radiodifusão sonora”, explicou, durante a cerimónia na capital provincial de Sofala, Centro do país
Nyusi pediu ao Instituto Nacional de Telecomunicações de Moçambique (INCM) a elaboração de um “programa detalhado de retirada dos emissores analógicos, criando ao longo do processo as condições necessárias para que o apagão não seja um factor de exclusão”.
A migração da radiodifusão analógica para digital é garantida com financiamento da República Popular da China, no valor de 156 milhões de dólares norte-americanos.
A rede combina 60 retransmissores espalhados pelas capitais provinciais e vários distritos e arranca com 18 canais abertos.
O presidente Filipe Jacinto Nyusi desafiou operadores e profissionais de televisão a descobrirem oportunidades e a apostarem em melhores conteúdos.
Para ligar televisores analógicos à nova norma são necessários conversores vendidos em agentes autorizados da Transporte, Multiplexação e Transmissão (TMT), empresa pública responsável pelo sinal, ao preço de 1.200 meticais.
A Transporte, Multiplexação e Transmissão (TMT) já entregou 110.000 descodificadores dos cerca de 400 mil que se espera venham a ser distribuídos até o final de 2021, referiu Victor Mbebe, presidente da Transporte, Multiplexação e Transmissão (TMT), citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
(Correio da manhã de Moçambique)