A Mascote e o Logo e…
A Mascote – Em todos os mundiais de futebol, cada país cria a sua própria mascote e o logotipo a condizer com a sua cultura e tradição e este, apesar de diferente também não vai fugir à regra, apesar de muitas diferenças.
A última mascote do mundial da Rússia foi um urso de nome “Zabivaka”, mas já houveram os “Naranjitos”, “Pique”, “Juanito”, “Footix”, “Ciao” e outros.
Os “qataris” baptizaram a sua mascote de “LA’EEB”, que na língua árabe tem o significado de um jogador habilidoso!
Vestido a rigor com a sua “kandura”, uma batina branca cumprida, como é usual vermos nestes países do Golfo, com um “ghoutra”, lenço branco na cabeça, amarrado com “agal”, uma corda preta para o lenço se fixar na cabeça! Obviamente com uma bola com as cores da bandeira do Qatar.
Vai ficar na história por ser a primeira mascote de um mundial de futebol no Médio Oriente.
Como é natural, o “La’eeb” está espalhado pela cidade, para dar animação e acentuar a todos a festa do futebol, que se vai iniciar a 20 de Novembro. Uma experiência nova por estes lados.
Apesar de ser um país riquíssimo, mas pobre em futebol, mesmo assim, actualmente ocupa a 50ª posição no Ranking da FIFA (melhor que Moçambique,114º), os qataris estão a dar toda a publicidade para que este mundial seja um sucesso, apesar dos pesares. Uma propaganda ao futebol para os povos do Golfo.
O Logotipo também foi bem concebido, em forma da Taça de Mundo, com um símbolo de carácter infinito, representa amizade, e também faz lembrar o número oito, quiçá, de oito estádios, inspirado numa paisagem do deserto, e com umas flores desenhadas em forma de caligrafia arábica.
Muito bem conseguido o seu “design”, com todos os “ditames” do mundial e do Qatar. Numa grande parte das paredes do país, nos principais locais turísticos e de maior concentração dos visitantes, foram escritos vários “Hadith”, colectânea de palavras e actos do Profeta Muhammad, s.a.w., que complementa o Alcorão. Foi, sem dúvidas, uma excelente inovação, esta divulgação da cultura do Islam ao mundo!
Há, também, um cartaz gigantesco à saída do aeroporto, produzido por uma artista do Qatar, o que não deixa de ser sintomático, pelos motivos óbvios quanto à mulher nestes países. Este foi o primeiro cartaz criado por uma mulher de todos os mundiais de futebol, só isto já diz muito.
A obra pertence a Bouthayna Al Muftal, que produziu e desenhou uma imagem simples, de uma mão a levantar o lenço da cabeça, uma forma de acenar alegre de boas-vindas aos visitantes, um gesto muito comum por estes lados do Golfo.
Ainda, por cima desse lenço uma bola de futebol para demonstrar o significado desta mensagem e a palavra em árabe “HAYYA”, que literalmente significa- VAMOS! Este “Hayya” estará estampado num cartão de passe, para entrada nos estádios assim como servirá para o transporte gratuito. Praticamente será como um “Passaporte” interno dos visitantes.
Como não podia faltar, haverá bandas sonoras para temas alusivos ao mundial e para os hinos nacionais dos países participantes, nos seus jogos. Sendo um país islâmico, não se opôs a estas bandas musicais, antes pelo contrário, e muitas delas dão destaque para as mulheres.
HAYYA!
FAHED SACOOR (de Londres)
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 14 de Novembro de 2022, na rubrica de opinião.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência
Clique o link, deslize o dedo da direita à esquerda ou clique o comando de “Avanço” no lado direito