A política dos políticos
Não entendo nada. Faço muito esforço para entender a política dos políticos sul-africanos, zimbabueanos, moçambicanos, angolanos, africanos, americanos, europeus, enfim todos…
À porta das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, a Polícia Federal chamada FBI recebeu instruções dos conservadores republicanos para fazer novas investigações ao conteúdo confidencial das cartas que passaram pelo servidor pessoal da candidata democrata, Hillary Clinton, quando era secretária de Estado ou ministra dos Negócios Estrangeiros.
O impacto das ordens dos republicanos não se fez esperar. A margem de confiança do eleitorado pró-Hillary baixou e aumentou a fasquia do candidato republicano, Donald Trump, cuja campanha estava abalada pelo escândalo do vídeo gravado em 2005 revelando o seu pronunciamento pouco cortês para com mulheres.
Os gurus em política norte-americana disseram que a atitude do FBI é ilegal, tendenciosa e politicamente prejudicial para a candidata democrata à porta da votação. O Ministério da Justiça terá solicitado ao FBI para não divulgar os resultados das novas investigações aos emails. Entretanto, amati mahalakile – (a água entornou-se). Molhou o véu da candidata democrata à porta do seu casamento político-presidencial de votação. É jogo sujo e baixo dos republicanos em apuros, porque o seu candidato presidencial é considerado um desastre político em pessoa.
Com a transparência democrática verificada nas primárias, Donald Trump foi endossado para disputar a fase final com a democrata Hillary Clinton, tida como moderada e mal menor para o bem-estar no mundo no qual os Estados Unidos da América são patrões de tudo e de todos, incluindo a mim, a Refinaldo, a Zuma, a Mugabe, aNyusi, a Dhlakama, a Tsvangirai, a Maimane, a Malema, …etc.
Na África do Sul de Jacob Zuma, o chefe do Ministério Público, Shaun Abrahams, apareceu no dia 11 de Outubro último a acusar o ministro das Finanças, Pravin Gordhan, de fraude. Disse que o senhor Gordhan deve(ia) comparecer no tribunal supremo de Pretória hoje, dia 2 de Novembro de 2016, porque aceitou dar reforma antecipada há cerca de 10 anos solicitada por um funcionário sénior da Autoridade Tributária, quando era chefe máximo da instituição de recolha de impostos. Quase todo o mundo gritou. O Rande ficou assustado e caiu perdendo cerca de quatro porcento do seu valor cambial em relação ao Dólar da terra de Trump e de Clinton.
Os gurus da política sul-africana disseram que é vingança política de Zuma que foi forçado a nomear Gordhan no lugar do seu amigo David Desvan Rooyen que apenas ficou quatro dias no pelouro do controlo da pasta das Finanças.
A dois dias para Gordhan e co-acusados irem ao tribunal supremo, eis que Shaun Abrahams vem a público dizer que estava a ‘brincar’ e retirou as acusações contra a tripla, incluindo Gordhan.
Não entendo a política dos políticos que trama os pobres.
Thangani wa Tiyani