Absa reabre em Mueda

Absa reabre – O Absa Bank Moçambique reabriu esta terça-feira o seu balcão no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, encerrado há mais de um ano, na sequência da instabilidade registada na região, que condicionava o exercício normal da actividade bancária em segurança.

Em contacto com o Director da Banca de Retalho e de Negócios, Pedro Carvalho, reiterou que “para o Absa é uma satisfação poder continuar a servir as comunidades e desenvolver as nossas actividades neste ponto do País, oferecendo produtos e serviços à medida das suas necessidades e um atendimento de excelência, contribuindo para a inclusão financeira e consequentemente para o desenvolvimento do País”.

Segundo a fonte, o balcão, reabre obedecendo o horário normal de funcionamento, permitindo que os clientes, parceiros de negócio e a comunidade em geral possam beneficiar novamente dos serviços bancários de forma cómoda, simples e segura, reforçando o compromisso e empenho do Banco em criar melhores condições para todos.

Algumas regiões da província nortenha de Cabo Delgado são, desde Outubro de 2017, palcos de ataques violentos protagonizados por bandos armados que actuam com extrema violência, matando pessoas e destruindo bens fixos e móveis, sejam eles de particulares ou do Estado.

Desde Julho de 2021 as Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique estão a registar alguns sucessos no Teatro Operacional Norte (TON), com o auxílio de forças militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Ruanda.

Todavia, os recentes desenvolvimentos nas províncias vizinhas de Cabo Delgado vieram demonstrar que a informação divulgada pelo Governo moçambicano, do Ruanda e o SAMIM (forca militar da SADC) sobre o desenvolvimento do conflito é incompleta e, nalguns casos, tendenciosa.
Apesar dos avanços rápidos iniciais contra posições fixas dos insurgentes em Cabo Delgado, a situação tem vindo a tornar-se mais complexa e a dispersão territorial do conflito a aumentar, com as forças no terreno a denotarem dificuldade em conter desdobramentos e ramificações das células armadas. (Absa reabre em Mueda)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *